Desenho: Aparecida Francisca, Denise, Jesuína, Lucilene e Maria de Fátima
PERRENOUD, Philippe.10 Novas Competências para Ensinar. Artimed, 2000. |
projetos didáticos, envolver os alunos nessas atividades e saber lidar com erros e obstáculos.
2.Administrar a progressão das aprendizagens – Conhecer o nível e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer objetivos claros de aprendizagem.
3.Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação – Trabalhar com a heterogeneidade, oferecer acompanhamento adequado a alunos com grande dificuldade de aprendizagem e desenvolver o trabalho em equipe.
4.Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho – Instigar o desejo da aprendizagem nos alunos, integrá-los nas decisões sobre as aulas e oferecer a eles atividades opcionais.
5.Trabalhar em equipe –
Elaborar projetos em equipe com a turma e com outros professores, trocar
experiências e colaborar com outras atividades promovidas pela escola.
6.Participar da administração da escola –
Elaborar e disseminar projetos ligados à instituição, além de incentivar os
alunos a também participarem dessas atividades.
7.Informar e envolver os pais – Conversar, promover reuniões frequentes e envolver as famílias na construção do
saber.
8.UTILIZAR AS NOVAS
TECNOLOGIAS – Conhecer as potencialidades
didáticas de diferentes recursos tecnológicos, percebendo o potencial dessas ferramentas
e identificando quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos.
9.Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão – Lutar contra preconceitos e discriminações, prevenir a violência e desenvolver o senso de responsabilidade.
9.Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão – Lutar contra preconceitos e discriminações, prevenir a violência e desenvolver o senso de responsabilidade.
10.Administrar sua própria formação
continuada - Estabelecer um programa pessoal de formação continuada
e participar de grupos de debate com colegas de profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário