+

+

quarta-feira, 28 de maio de 2014

10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

 Desenho: Aparecida Francisca, Denise, Jesuína, Lucilene e Maria de Fátima


BREVE RESUMO
PERRENOUD, Philippe.10 Novas Competências para Ensinar. Artimed, 2000.
1.Organizar e dirigir situações de aprendizagem – Planejar
projetos didáticos, envolver os alunos nessas atividades e saber lidar com erros e obstáculos.

2.Administrar a progressão das aprendizagens – Conhecer o nível e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer objetivos claros de aprendizagem.

3.Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação – Trabalhar com a heterogeneidade, oferecer acompanhamento adequado a alunos com grande dificuldade de aprendizagem e desenvolver o trabalho em equipe.

4.Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho – Instigar o desejo da aprendizagem nos alunos, integrá-los nas decisões sobre as aulas e oferecer a eles atividades opcionais.

   5.Trabalhar em equipe – Elaborar projetos em equipe com a turma e com outros professores, trocar experiências e colaborar com outras atividades promovidas pela escola.

  6.Participar da administração da escola – Elaborar e disseminar projetos ligados à instituição, além de incentivar os alunos a também participarem dessas atividades.

  7.Informar e envolver os pais –  Conversar, promover reuniões frequentes e envolver as famílias na construção do saber.

 8.UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS – Conhecer as potencialidades didáticas de diferentes recursos tecnológicos, percebendo o potencial dessas ferramentas e identificando quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos.

9.Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão  – Lutar contra preconceitos e discriminações, prevenir a violência e desenvolver o senso de responsabilidade.

 10.Administrar sua própria formação continuada - Estabelecer um programa pessoal de formação continuada e participar de grupos de debate com colegas de profissão.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário